terça-feira, 3 de maio de 2016

Começo do tratamento: Vitamina D, Gilenya, Reabilitação e Amigos.

O começo do tratamento foi complicado pois em São Paulo tive dificuldades, mas eu conheci a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) onde fiz fisioterapia e relatei que fazia natação por 10 anos, assim fui convidada em 2000pra participar da Campanha Turning the Tides, que foi realizada na Califórnia em Santa Mônica (logo falarei sobre isto). Em Dezembro de 2001 mudei pra Taubaté, onde foi que comecei o tratamento com  Dr. Paulo Kanda que iniciou o meu tratamento com Interferons, por 12 anos e também com a fisioterapeuta Edva Thereza Jardim de Oliveira, onde iniciei o tratamento onde tive a oportunidade de fazer várias terapias, como hiodroterapia, ecoterapia e sempre ela resgatou o meu social, e todo dia era uma surpresa, e assim conheci muitas pessoas especiais e ela propôs que eu realizasse palestras e dinâmicas falando sobre preconceitos e autoestima, devido aos trabalhos que fiz na Faculdade de Pedagogia. E foi muito bom, porque vi que era capaz, pois a Esclerose Múltipla tira a autonomia.

A equipe da Campanha Turning The Tides e eu!


Em 2012 comecei a fazer uso da Vitamina D, e em apenas uma semana percebi que havia diminuído vários sintomas, como se eu tivesse pulado de um trampolim. O uso da vitamina D é protocolo do Dr. Cícero Galli Coimbra. E em novembro de 2014 tomei a primeira dose do Gilenya. Em 20 dias melhorou a incontinência urinária e em 30 dias diminuiu os sintomas de fadiga.


Acima, Gilenya 0,50 mg.



Em novembro de 2013 tive o primeiro surto, parece uma bomba que estoura dentro do corpo, foi um terror. E neste momento, não estava fazendo fisioterapia. Aí lembrei que a minha amiga Rosângela tem uma academia de musculação e ela tinha contratado a fisioterapeuta neuro Adriana Santos, que ministra aulas de Pilates. Que na verdade essas aulas viraram consulta, pois eu estava com o movimentos bem comprometidos, que de acordo com a Adriana, eu estava em posição fetal.

Adriana me supervisionando na esteira.

Em três meses através da fisioterapia consegui com a Adriana, voltar a marcha normal e segura. Hoje, já com dois anos, estou bem melhor e segura, continuo minha fisioterapia com a Adriana, porém, nos dias que não estou na academia, consigo fazer os exercícios em casa, sempre com a supervisão profissional da Adriana.  

É cansativo, mas para uma boa reabilitação é necessário paciência e dedicação!



A fisioterapia é muito importante, porém, para minha boa recuperação, também foi essencial o respeito e o carinho que os donos da Academia (Vida Ativa, no Bairro do Quiririm), a Adriana e até os alunos do local me receberam. O marido da Rosângela, o Valmir, sempre perguntava como esta indo minha recuperação. Sentir que você é querida faz uma baita diferença para continuar nesta caminhada!

2 comentários:

  1. Parabéns Guerreira e Vencedora! Sdds de montão! Adorei sua clareza em seu blog. Apesar de estarmos longe fisicamente, meu coração amigo está acompanhando vcs sempre!
    Adorei sua firma de descrever sobre essa sua grande dificuldade. Lembro qdo vc começou a ter problemas de saúde! Continuo vibrando por VC e sua família!!! Vencedores Eternos!!! Saúde!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Guerreira e Vencedora! Sdds de montão! Adorei sua clareza em seu blog. Apesar de estarmos longe fisicamente, meu coração amigo está acompanhando vcs sempre!
    Adorei sua firma de descrever sobre essa sua grande dificuldade. Lembro qdo vc começou a ter problemas de saúde! Continuo vibrando por VC e sua família!!! Vencedores Eternos!!! Saúde!!!

    ResponderExcluir